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quinta-feira, 25 de março de 2010

A magia do brincar

A pedagoga Nylse Cunha, fundadora da Associação Brasileira de Brinquedotecas, alerta para um erro comum dos pais nas brincadeiras com os filhos: o impulso de usá-las como pretexto para ensinar algo, pois no final, a diversão vira tarefa. Veja com evitar essa armadilha: 1 - Brinquedos educativos como miniaturas e blocos são ótimos, mas fuja daqueles que tem a pretensão de acelerar o aprendizado de letras e números. Alfabetizar é para escola. 2 - Mostre o funcionamento do brinquedo, mas não se incomeode se a criança inventar um modo diferente de brincar com ele. 3 - É possivel interagir na brincadeira sem ferir a autonomia do filho. Se ele aponta um montinho de areia e diz que é um castelo, por exemplo, em vez de construir outro para mostrar com se faz, trace um risco no chão para servir de estrada para os cavaleiros. 4 - Nos jogos com os mais crescidos, a partir de uns 8 anos, não se sinta na obrigação de facilitar demais nem queira explicar macetes de uma vez. Seja apenas uma companhia afetuosa e trate de se divertir junto.

Texto publicado por Suzana Lacatos e Fábio Mello - Revista Só brincadeiras (Recreio/Claudia)

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